agua cisterna

Como Aproveitar Águas Pluviais Fazendo uma Cisterna

Eaí pessoal, ai vai mais uma dica muito legal para quem está pensando em construir ou construindo. Como Aproveitar Águas Pluviais Fazendo uma Cisterna, um método altamente sustentável e que apresenta vários benefícios para Você ($$$$) e para o meio ambiente. Um aspecto muito importante a ser considerado na dúvida de fazer ou não um sistema de cisterna em sua casa é que em médio/longo prazo o projeto se paga e além disso, o seu imóvel valoriza e muito, quando apresentado a ideia de preservação do meio ambiente.


1. Aproveitamento das águas pluviais
A captação da água da chuva é uma prática muito difundida em países como a Austrália e a Alemanha, onde novos sistemas vêm sendo desenvolvidos, permitindo a captação de água de boa qualidade de maneira simples e bastante eficiente em termos de custo-benefício. A utilização de água de chuva traz várias vantagens (Aquastock, 2005):
• Redução do consumo de água da rede pública e do custo de fornecimento da mesma;
• Evita a utilização de água potável onde esta não é necessária, como por exemplo, na descarga de vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de pisos, etc;
• Os investimentos de tempo, atenção e dinheiro são mínimos para adotar a captação de água pluvial na grande maioria dos telhados, e o retorno do investimento ocorre a partir de dois anos e meio;
• Faz sentido ecológica e financeiramente não desperdiçar um recurso natural escasso em toda a cidade, e disponível em abundância todos os telhados;
• Ajuda a conter as enchentes, represando parte da água que teria de ser drenada para galerias e rios;
• Encoraja a conservação de água, a auto-suficiência e uma postura ativa perante os problemas ambientais da cidade.

Cisterna como fazer 

2. Sistemas de Reaproveitamento da Água da Chuva
O reaproveitamento eficiente da água da chuva é muito simples, só são necessários alguns pequenos cuidados que tornam os sistemas mais seguros e de fácil manutenção. Abaixo se encontram os passos a serem seguidos na montagem do sistema de reaproveitamento da água (Aquastock, 2008):
3. Dimensionamento do Sistema
O primeiro passo para o reaproveitamento eficiente da água da chuva é o dimensionamento do sistema ideal para cada caso, a partir das necessidades e objetivos do usuário, da área de captação e das características da construção.
É necessária a coleta de informações e levantamentos no local.
4. Modelo do Sistema
O segundo passo é definir o modelo do sistema de reciclagem, que pode ser feito de várias formas diferentes. Eles podem variar desde linhas que utilizam cisternas e filtros subterrâneos e apresentam soluções mais completas de reciclagem de água de chuva, às linhas mais simples, que utilizam filtros de descida e caixas d’água acima do nível do solo.
5. Fornecimento de Componentes
Com base no dimensionamento e na definição dos objetivos e características do sistema a ser implantado, o fornecedor especifica, integra e fornece os diversos componentes necessários. O principal componente a ser especificado nesta etapa será o filtro por onde a água passará antes de ir para o reservatório.
4. Instalação do Sistema
A instalação fica por conta do fornecedor, que deve dispor de pessoal especializado para realizar a instalação de todos os componentes hidráulicos e também elétricos (no caso de utilização de bombas) dos sistemas
Demostração dos aparelhos do sistema de captação da água:

 

Se ainda estiver em dúvida, pense em seus filhos, eles certamente agradecerão por isto.

Pense limpo!

Abraço.

Sobre Populei

Design your life!

2 comments

  1. Nossa, se fizéssemos isso iriamos ajudar o meio ambiente e economizar uma grana boa hein !

  2. Reblogged this on Criatividade e Inovação todo diae comentado:
    Ai vai mais uma dica muito legal para quem está pensando em construir ou construindo. A Cisterna é um método altamente sustentável e que apresenta vários benefícios para Você ($$$$) e para o meio ambiente. Um aspecto muito importante a ser considerado na dúvida de fazer ou não um sistema de cisterna em sua casa é que em médio/longo prazo o projeto se paga e além disso, o seu imóvel valoriza e muito, quando apresentado a ideia de preservação do meio ambiente.

  1. Pingback: Casas pré-fabricadas em placas de CONCRETO (preços, fotos e contatos) | P O P U L E I

  2. Pingback: Casas pré-fabricadas em placas de CONCRETO (preços, fotos e contatos) | P O P U L E I

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: