Saúde e Beleza

Qual a diferença entre demaquilar, lavar e tonificar a pele?

 

Qual a diferença entre demaquilar, lavar e tonificar a pele, vamos mostrar tudinho para vocês!! A limpeza do rosto é um dos conselhos de beleza mais frequentes e serve para qualquer tipo de pele. Limpar é fundamental. Só assim você remove as impurezas, produtos e o excesso de oleosidade, evitando cravos e espinhas. Todas as peles precisam de limpeza, de manhã e à noite. Bem, você já sabe que limpar a pele é muito importante, mas você sabe que tipo de produto usar e a ordem correta para usar esses limpadores? A ordem é muito simples: de manhã, sabonete líquido e opcionalmente um tônico facial. À noite, demaquilante, sabonete e tônico.

 

2018.06.01-16.50.22.jpg

1) Demaquilar

O demaquilante é um produto coringa que remove os resíduos de poluição, células mortas, oleosidade, maquiagem, primer, filtros solares, BB Creams e impurezas que ficam na pele. A principal função do demaquilante é retirar o excesso da maquiagem que é mais difícil de sair da pele. O demaquilante é mais eficiente que o sabonete. Além disso, não agride a pele.

Existem produtos específicos para retirar a maquiagem do rosto e dos olhos. A região dos olhos é bem mais sensível e ressecada que o resto do rosto, mesmo para peles oleosas. Muitos demaquilantes para o rosto causam ardência e irritação na área dos olhos, que pedem produtos mais cremosos e sem álcool. O ideal é usar um demaquilante específico para região dos olhos.

Óleo de Limpeza

 

mulher-jogando-agua-rosto-1024x717.jpg

 

Os óleos de limpeza são ainda mais eficientes que os demaquilantes na remoção das impurezas e maquiagem. O óleo faz a função de demaquilante, deixando a pele limpa e macia.

A maioria dos óleos de limpeza não contêm solvente ou detergente. Prefira os produtos com óleo mineral, que são mais apropriados para peles sensíveis. Além de retirar filtros, BB Creams e maquiagem, o óleo de limpeza é bom para peles oleosas, pois ajuda também a remover, sem ressecar, os óleos residuais produzidos pela pele e outros sebos que se acumulam no interior dos poros, que são diluídos e removidos com o enxágue.

2) Lavar

A lavagem com o sabonete facial serve para retirar aquelas sujeirinhas mais superficiais como: poluição, impurezas, restos de cremes, maquiagem que o demaquilante deixou para trás, além do excesso de oleosidade.

Um dos principais componentes de uma lavagem eficiente é acrescentar à ela algum tipo de massagem. A massagem é importante para drenar os vasos linfáticos e para aumentar a circulação sanguínea, ajudando no aporte de oxigênio para a pele. Fique também atenta para escolher um sabonete que seja adequado para o seu tipo de pele.

Esfoliação Facial

 

esfoliante-facial-qual-e-o-ideal-para-o-seu-tipo-de-pele.jpg

 

A esfoliação facial ajuda a remover a camada de células mortas na superfície da pele, deixando a mais fina e macia. A pele fica com um toque aveludado, lisinha e sedosa. O processo renova a pele, estimula a circulação e ajuda a clarear manchas.

Para não obter o efeito inverso e ganhar uma pele áspera, o ideal é promover a esfoliação apenas uma vez na semana ou a cada 15 dias. Em excesso e sem hidratação, a esfoliação pode até levar a um quadro de ressecamento e coceira. Aproveite para hidratar a pele após a esfoliação.

3) Tonificar

A loção tônica completa a limpeza, retirando todos resíduos do produto que você usou. Ele ajuda a retirar aquelas sujeirinhas que ficam acumuladas nos poros. Ao tonificar, evitamos ao máximo a obstrução dos poros e a formação de irregularidades como os cravos e espinhas. O uso do tônico é importante, pois ele refresca e suaviza a pele.

Ajuda a fechar os poros e remover a oleosidade excessiva. Além disso, a limpeza possibilita a correta renovação celular, estimulando a circulação superficial da pele e permitindo a melhor absorção de produtos para o tratamento cutâneo.

Água Micelar

A água micelar pode ser usada para substituir o tônico. Superversátil, a principal função da água micelar é limpar o rosto em profundidade, e graças às suas micelas que agem como um imã atraindo todas as impurezas da pele, não há necessidade de finalizar a limpeza com um tônico. Mas, mais importante que isso, é a propriedade reequilibrante do produto, que substitui o outro por normalizar o pH da pele.

limpeza-pele.jpg

Como limpar sua pele com eficiência?

  • Demaquilante ou óleo de limpeza: Escolher de acordo com seu tipo de pele: para peles secas, demaquilantes cremosos ou em cremes; para peles mistas, demaquilantes em mousses; para peles oleosas, leite de limpeza ou espumantes em gel. Normalmente você vai usar com algodão, nunca esfregue, pois o atrito pode machucar a pele. Passe o algodão levemente em movimentos de baixo para cima. Em seguida, enxágue o rosto. Veja a receita do demaquilante caseiro.
  • Sabonete facial: Todas as peles precisam de limpeza, de manhã e à noite. Pele Seca: use creme de limpeza ou sabonete suave, com hidratante. Peles Normais/mistas e oleosas: produtos leves (gel ou espuma de limpeza). O dia que for usar o esfoliante, pode usar ao invés do sabonete facial.
  • Tônico facial: Depois destas ações de limpeza prévias, vem a tonificação, que complementa a limpeza, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e de gel de limpeza. Além disso, a tonificação devolve o pH natural e assim não só mantêm a hidratação e consistência, como também protege a pele contra microorganismos.

Com a pele limpa, os tratamentos como hidratação e proteção ficam mais eficientes pois penetram na pele com mais facilidade.

E você, cuida da limpeza da sua pele?

👏Gostaram das dicas para entendermos melhor qual a diferença entre demaquilar, lavar e tonificar a pele? Compartilhe com seus amigos (as), deixe seus comentários e dicas do que mais vocês gostariam de ver por aqui!!

POPULEI 😎

 

Design your life!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: